sábado, 30 de maio de 2015

Curitiba- Paraná

               
Das capitais do sul,foi a que achei mais bonita. Dá a impressão que estamos na Suiça. É tudo muito limpo, muito florido, muito bonito, bem cuidado e as pessoas são muito educadas. Parece mesmo a Suiça brasileira.
Tem tanta coisa bonita para se ver, que é até difícil saber por onde começar.


A Praça Tiradentes é dominada pela Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico.
A rua das Flores é a principal rua da cidade, e lá tem todo o comercio que você pensar.
A rua 24 horas, é a rua que nada fecha, nunca.Você faz todo tipo de compras a qualquer hora.
O Museu Ferroviário conta a história ferroviária do Estado.
Teatro Paiol é o antigo paiol de pólvora construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971.
O Jardim Botânico  foi inspirado nos jardins franceses, sua  estufa é em metal e vidro
A Estação rodoferroviária/M. Municipal é lindíssima.
Na Praça Santos Andrade está localizado o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina. À sua frente, do outro lado da praça encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil.
O Passeio Público é o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba. Seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris.
 O Memorial Árabe é edificação moderna inspirada na arquitetura dos povos do deserto. É também biblioteca pública.
O Bosque do Papa- Memorial Polonês- é o memorial da imigração polonesa,  composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.


Bosque Alemão- Lembra as tradições alemãs, os primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba. Tem a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.
Universidade Livre do Meio Ambiente- promove educação ambiental para a população em geral. É, por si só, uma lição de ecologia, integrando a arquitetura ao meio ambiente.
Parque São Lourenço- era uma velha fábrica de cola que deu lugar a um Centro de Criatividade, com cursos, oficinas e espaços para exposições.Seu lago é cercado por ampla área verde nativa.
O Teatro Ópera de Arame, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante, está o Farol das Cidades, biblioteca informatizada.


O Parque Tanguá fica as margens do rio Barigui, é uma área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista de cooper, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos.O Parque Tingui lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios Tinguis, da nação Guarani.
Santa Felicidade é uma colônia formada por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. Principal eixo gastronômico de Curitiba, é um desfile de casas típicas e restaurantes maravilhosos
Parque Barigui- é um dos maiores da cidade, ótimo para caminhadas  à beira do lago. Tem espaços para exposições e eventos, museu do automóvel, esportes e várias outras atividades.
A Torre Panorâmica permite, do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109,5 metros de altura equivalem a um edifício de 40 andares.
SETOR HISTÓRICO
As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade, com destaques para o Memorial de Curitiba.Aos domingos, tem feira de artesanato.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

          
Com estações do ano bem definidas, e rigorosas, não é raro o verão em Porto Alegre alcançar 40ºC  e o inverno  chegar muito próximo a 0ºC, com esporádicas temperaturas negativas.
A cidade é muito bonita, com toda infra estrutura, ótimos hotéis e restaurantes. Os preços não são nada baratos, mas é um lindo passeio.
São vários os pontos turístico, vou destacar alguns:
Parque de Redenção é uma grande área verde próxima ao centro da cidade com parque de diversões, Mercado Bom Fim, quadras esportivas, Minizoo e o Café do Lago.



A Rua dos Andradas, conhecida como rua da Paria, é a principal de Porto Alegre, onde já desfilaram as tropas gaúchas que participaram das maiores revoluções do país. Hoje abriga desde instalações comerciais até patrimônios arquitetônicos e culturais. Nessa rua encontramos o Centro Cultural Érico Veríssimo, a Praça da Alfândega, a Casa de Cultura, a Igreja das Dores e os Museus da Comunicação e da Brigada Militar.
A Usina do Gasômetro é dos mais conhecidos e interessantes centros culturais da cidade. Possui café, sala de cinema e espaços culturais, onde são apresentadas palestras, peças de teatro e shows.

O espaço foi construído a partir da reforma da usina termoelétrica de Porto Alegre. A chaminé de 117 metros permanece preservada.
Também não se pode deixar de conhecer a Casa de Cultura Mário Quintana e a Catedral Metropolitana.
Se for a Porto Alegre, não deixe de ir a Gramado, é uma cidade linda de viver!!! Fica a uns 150 km de distância.
Esqueça a dieta, pois na estrada é cheio de cafés coloniais, que são uma orgia alimentar, aliás, o Rio Grande do Sul parece que foi feito para se comer bem, não sei como a maioria das pessoas lá é magra!!!

domingo, 24 de maio de 2015

Florianópolis- Santa Catarina

                     Resultado de imagem para florianópolis turismo
Amo Floripa, acho que se não fosse tão frio no inverno, moraria tranquilamente por lá.
A cidade, que na verdade é uma ilha, é lindíssima, muito limpa e organizada.
Tudo lá funciona, tem toda infraestrutura.
Os moradores são educados, mas estão longe de ter a simpatia dos cariocas e dos nordestinos.
Programe-se para visitá-la no verão, pois poderá desfrutar das belas praias de lá.
No inverno, essa programação é impossível. Quem diz que no Brasil não faz frio, nunca foi ao sul do País. Há épocas de temperaturas negativas e até neve!!!
As comidas são maravilhosas, acabam com qualquer dieta. Há uma enorme variedade de hotéis e restaurantes.
Não se pode dizer que seja um lugar barato, mas dá para achar pousadas e restaurantes mais em conta.
Resultado de imagem para florianópolis turismo
Não se pode deixar de conhecer:
Costa da Lagoa, Lagoinha do Leste, Beira Mar Norte, praias Daniela, Joaquina ,Mole, do Forte, Matadeiro e Jurerê,
Imperdível é conhecer a  Ilha do Campeche. Para isso, tem que ir até a Praia da Armação e pegar uma pequena embarcação na associação local de pescadores. O trajeto leva 40 minutos e custa em torno de R$ 40,00 ida e volta.
Para quem gosta de dançar, o El Divino é uma das melhores opções. Funciona de terça a domingo, sempre com uma programação diferente.
E logicamente, tem que conhecer o mercado central e a Ponte Hercílio Cruz, que é o cartão postal da cidade.
Resultado de imagem para florianópolis turismo
A mais ou menos 150 km de Floripa fica Blumenau, que vale muito a pena conhecer, principalmente se for no mês de outubro, pois lá acontece o oktoberfest, que enche a cidade de jovens e é uma festa lindíssima.
Mas mesmo não indo em outubro, vale muito conhecer Blumenau, a cidade é linda.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Brasília- Distrito Federal

                    Congresso Nacional
                 Congresso Nacional

Ô cidade bonita essa!!! Projetada por Niemeyer, desde 1960, é a capital do Brasil ( antes era o Rio de Janeiro).
Como lá é o lugar do poder, os hotéis e restaurantes são de primeiríssima e o custo também!!!
O que não falta são atrações turísticas e belíssimos monumentos:

Palácio do Itamaraty
 Palácio do Itamaraty


Ponte JK Brasilia
Ponte JK


                                             
Palácio de Justiça de Brasília
Palácio da Justiça

Jardim Zoológico de Brasília
Jardim Zoológico
                                                                                                
Lago Paranoá
Lago Paranoá

Pontão do Lago Sul
Lago Sul

domingo, 17 de maio de 2015

Goiânia- Goiás

 Resultado de imagem para goiania turismo
Com seus belos parques e boas opções de hotéis e restaurantes, principalmente no Setor Marista (lá os bairros são chamados de setores), Goiânia é uma cidade planejada, com largas avenidas arborizadas e grande número de edifícios art déco no Centro.

Resultado de imagem para goiania turismo
A cozinha goiana tem seus pratos típicos, como o arroz de pequi, galinhada, empadão goiano (frango, carne de porco, linguiça, palmito de guariroba e queijo), peixe na telha, arroz-de-puta-rica (com carnes defumadas), arroz com suã (espinha de porco), angu (milho verde ralado e cozido na água até engrossar) e leitão a pururuca. Bem carregado, não?
Não se pode dizer que haja muitas atrações turísticas em Goiânia, mas é uma cidade bem agradável de se conhecer, com bastante área verde, lagos e vegetação original.
A 170 Km de Goiânia fica o Município de Caldas Novas, uma cidade com  belas fontes de águas termais e toda infra estrutura para o turismo.

Resultado de imagem para caldas novas goiás

sábado, 16 de maio de 2015

Campo Grande- Mato Grosso do Sul

           
      Resultado de imagem para campo grande mato grosso do sul turismo
É uma bela cidade planejada e arborizada, com cultura variada, de influência principalmente indígena e paraguaia.
Possui belos artesanatos de tribos indígenas,repleta de peças de cerâmica e madeira e de coloridas tapeçarias.
Como faz fronteira com o Paraguai, traz de lá a influência gastronômica e possui como prato típico a chipa - uma espécie de pão de queijo de massa compacta - e a sopa paraguaia, que na verdade é uma torta salgada. Para acompanhar, muito tereré, um tipo de mate gelado. 
Também incrementam a cozinha regional os pratos japoneses, herança dos imigrantes que vieram do outro lado do mundo no início do século 20. O destaque é o sobá, um macarrão artesanal incrementado com omelete e carne de porco.
As iguarias orientais são encontradas na Feira Central, próxima à Estação Ferroviária e repleta de quiosques que vendem também frutas, verduras, artesanatos e importados do Paraguai. Funciona somente às quartas e nos finais de semana, das cinco da tarde às duas da manhã.
Já as receitas paraguaias são encontradas no Mercado Municipal, que abre aos domingos.
Pratos exóticos e típicos do Pantanal também são encontrados em Campo Grande.
 Nos restaurantes regionais, os cardápios trazem moqueca de jacaré, pintado com banana-da-terra e urucum, caldo de piranha, e coisas do gênero. .Resultado de imagem para campo grande mato grosso do sul turismo
O Parque das Nações Indígenas é uma grande área com pistas de cooper e de skate, gramados, quadras, lago, palco, teatro de arena e restaurantes, além de exposições no Museu de Arte Contemporânea.
No Memorial dos Povos Indígenas há uma comunidade de índios e venda de artesanatos.
Um belo passeio é pegar o trem do Pantanal,que sai de Campo Grande rumo à cidade de Miranda. Das janelas, avista-se paisagens típicas - cerrado, rebanhos de gado, araras-azuis, etc
A  ida é no sábados e a volta  no domingo .O trajeto tem 220 Km e faz parada em Aquidauana, onde há passeios de barco e a cavalo.
O Pantanal Express parte, todos os finais de semana, em uma viagem por algumas das mais belas paisagens brasileiras.
Se tiver tempo e dinheiro no bolso, vale muito a pena conhecer Bonito, que, como o nome já diz, é o que a cidade é. Fica a mais ou menos 260 km de Campo Grande, mas vale muito a pena ir.


Resultado de imagem para bonito mato grosso


terça-feira, 12 de maio de 2015

Cuiabá- Mato Grosso

          Resultado de imagem para Cuiabá  fotos
Cuiabá normalmente é muito quente, mas devo ser a única pessoa que passou frio lá.
Quando desci do avião, veio aquele vapor terrivelmente quente. Algumas horas depois, começou a esfriar de uma maneira que pensei que só no sul do Brasil esfriasse.
Então fiquem sabendo: Quando é quente em Cuiabá, é muito quente, mas quando é frio, é frio mesmo!!!
Cuiabá é uma cidade muito bem estruturada, com ótimos hotéis e restaurantes. É bastante frequentada pelos fazendeiros e é a porta de entrada para o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.
A Casa do Artesão é um casarão dividido em salas para a venda de artesanatos de todo o estado, tem cerâmicas, licores caseiros, tecelagens, artefatos indígenas e doces.
Há trabalhos indígenas a venda na lojinha da Funai, das tribos Xavante, Karajá e Pataxó. Há colares, cestos, bolsas de palha, chocalhos, entre outros objetos.
O forte da cozinha é o peixe, tem um tal de mojica de pintado, que é o peixe ensopado com mandioca e a costela de pacu frita, que é conhecida como ventrecha. E a sobremesa que não se pode deixar de experimentar é o furundu, um doce feito com mamão. É muito bom!!!!
Quem está em Cuiabá, não pode deixar de visitar a Chapada dos Guimarães, fica a um pouco mais de 50 km de distância. É um lugar deslumbrante, com cachoeiras maravilhosas, que você não vai conseguir esquecer que esteve lá. Há ótimos restaurantes e muitas lojas de artesanatos.Resultado de imagem para chapada dos guimarães fotos

Resultado de imagem para chapada dos guimarães fotos
Estando em Cuiabá, reserve dois dias para ir ao Pantanal, é divino.
 Fica a uns 150km de distância, mas há um ótimo hotel do sesc, com preços bem acessíveis, que inclui o translado.
 Não aconselho ninguém a ficar mais de dois dias, é o tempo suficiente para esgotar todas as atrações, depois vira puro tédio.

sábado, 9 de maio de 2015

Palmas- Tocantins

                          Resultado de imagem para palmas tocantins cachoeiras                               

Palmas é uma cidade planejada, bem quente e ainda muito nova, foi fundada em 1989. É bem semelhante a Brasília e Boa Vista.
Seu forte não é o turismo, servindo basicamente como porta de entrada para o Deserto de Jalapão ou Taquaraçu.
São pouquíssimas as atrações locais
               Resultado de imagem para palmas tocantins turismo
A Praça dos Girassóis, no centro da cidade, é considerada uma das maiores praças do país, e nela encontram-se os principais símbolos arquitetônicos de Palmas. Seu piso é multicolorido com referências a grupos indígenas do Tocantins, como Apinajé, Khahô e Xambioá.
O Palácio Araguaia, é a sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A Fonte iluminada, a Praça dos Três Poderes, a Súplica dos Pioneiros e a Cruz do Altar Ecumênico, são locais interessantes para se conhecer.
O Memorial Coluna Prestes, é uma linda obra de Niemeyer e o monumento 'Os 18 do Forte de Copacabana', é uma referência a um movimento militar de revolta contra o governo da República Velha.
Seu entorno natural é rodeado pela Serra do Lajeado, conhecido também como Serra do Carmo, região serrana que possui muitas cachoeiras.
                   Resultado de imagem para palmas tocantins turismo

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Macapá- Amapá

             Resultado de imagem para macapa fotos da cidade
Também muito quente, o forte de Macapá não é o turismo, mas é uma cidade em desenvolvimento com grande aspecto cultural.
Os principais pontos turísticos são:
Fortaleza de São José de Macapá- erguida pelas mãos de negros e índios, escravos da colonização portuguesa, a Fortaleza é para os amapaenses uma de suas maiores referências. Está localizada na foz do Rio Amazonas.
No passado garantia o domínio dos portugueses no extremo norte do Brasil, evitando as incursões estrangeiras.
Há visitação monitorada por guias.

 Monumento Marco do Equador- tem como referencial um marco correspondendo à linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, e privilegia Macapá como a única capital brasileira cortada por esse paralelo. Para contemplação do fenômeno natural "equinócio", que acontece nos dias 21 ou 22 de março e 22 ou 23 de setembro, foi construído um "Relógio de Sol". 
Em seu terraço  há um espaço para shows, além de salão para exposições, bares, lanchonetes e lojas para venda de produtos locais. 
 Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, o "Zerão", -tem o campo de futebol dividido pela linha do Equador. Assim, um time de futebol joga no hemisfério Norte e outro no hemisfério Sul.
Escola Sambódromo de Artes Populares- é composta pelo Sambódromo, onde ocorrem o desfile das escolas de samba e dos blocos carnavalescos, o festival da quadra junina e os grandes shows musicais.
 Panela do Amapá- , restaurantes com comidas típicas da região.
Também vale a pena conhecer a Igreja de São José de Macapá, o Museu Sacaca, o Centro de Cultura Negra,o Teatro das Bacabeiras e a Casa do Artesão, com grande quantidade de artesanato indígena.
Resultado de imagem para macapa fotos da cidade

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Boa Vista- Roraima

                        Resultado de imagem para boa vista roraima fotos da cidade
Vai para Boa Vista? Prepara- se para assar!!! O calor lá é INFERNAL!!!
É uma cidade pequena, arrumada, bonitinha, mas seu forte não é o turismo. Mas o pouco que conheci, vou passar para vocês.
A parte histórica da cidade concentra prédios antigos, como a casa dos descendentes de Bento Ferreira Marques Brasil, um dos desbravadores de Boa Vista, e o prédio da antiga Intendência da cidade, sede da administração municipal.
Na Orla Taumanan, há opções de vários bares e restaurantes.
Locais a serem visitados:
Monumento dos Pioneiros, uma homenagem aos primeiros colonizadores da região
 Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo;
Centro de Artesanato da orla,
     Praça das Águas (Foto: Rodrigo Menaros / G1 RR)Praça das Águas

No Centro Cívico, estão localizadas as sedes dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário)  e também o Monumento aos Garimpeiros, homenagem aos tempos do "milagre amarelo", período de grande desenvolvimento de Roraima por causa dos garimpos de ouro e diamante.
A Praça das Águas e o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna são belos locais a serem visitados.
Boa Vista é banhada pelo rio Branco,  onde  são oferecidos dois tipos de passeios: um na parte norte do rio, feito de canoa, com direito a almoço regional, e outro que segue na direção da Serra Grande para visitação da cachoeira Véu de Noiva. Os pacotes variam de R$ 90,00 a R$ 450,00
Roraima faz fronteira com a Venezuela e a Guiana. Há passeios turísticos a preços acessíveis para as fronteiras.

domingo, 3 de maio de 2015

Porto Velho- Rondônia

         Resultado de imagem para porto velho fotos da cidade 
Não se pode dizer que Porto Velho seja uma cidade turística, mas tem lá suas atrações.
Tão quente quanto Rio Branco e Manaus, é uma cidade projetada, com ruas largas, arborizadas e rodeada pelo rio Madeira.
Vale a pena conhecer o Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, os três reservatórios de águas conhecidos como Três Marias,o Palácio Getúlio Vargas,que é a sede do Governo,a Catedral do Sagrado Coração de Jesus e o Real Forte Príncipe da Beira.
Há ótimos hotéis em Porto Velho, inclusive 5 estrelas, mas as opções de lazer são muito poucas.
Há bastante bares e restaurantes, e claro, o forte, são os peixes.

Resultado de imagem para porto velho fotos da cidade

Resultado de imagem para porto velho fotos da cidade

sábado, 2 de maio de 2015

Rio Branco - Acre

            
 Rio Branco  é quente, com passagens aéreas bem caras e poucas opções de vôos. 
São poucas as opções de hotéis, e não há hotéis 5 estrelas.
É uma cidade pequena, mas muito acolhedora, com um povo muito simpático.
Não é uma cidade que prime pelo turismo, mas vale a pena conhecer a cidade, sua cultura e diversidade.
O Palácio Rio Branco é um prédio muito bonito, em estilo neoclássico, que é a sede do governo e fica no centro da cidade.

O Museu da Borracha coleta, pesquisa e divulga os testemunhos da história e da cultura acreana. 
O Mercado Velho  reúne lojas de souvenires, artesanatos, ervas medicinais e artigos religiosos, além de lanchonetes que servem o típico café da manhã acreano: tapioca, mingaus, bolo de macaxeira e cuscuz. Fica na margem esquerda do rio Acre.

O Roteiro Virtual está na cidade de Rio Branco - ACParque da Maternidade ( foto ao lado) - é o maior parque de Rio Branco, possui ciclovias, áreas verdes, bares e restaurantes. 
Lá estão localizadas a Casa dos povos da Floresta, a Biblioteca da Floresta e a Casa do Artesão. É lindo!!!
A praça Plácido de Castro e a Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, são locais que não podem ficar de fora das visitações.
Não se pode deixar de tomar os maravilhosos sorvetes de tapioca e de cupuaçu nas praças, são baratos e deliciosos.