Esse blog traz dicas de viagens pela Europa e também pelo Brasil
terça-feira, 7 de abril de 2015
São Luís do Maranhão
São Luís tem um aspecto cultural muito grande, além de lindas praias.
Seu centro histórico tem um belo conjunto arquitetônico com muitas igrejas, becos, museus, casarões e edifícios históricos, caracterizados por sua estrutura e o colorido de seus azulejos, de influência portuguesa.
É uma cidade rica em culturas, costumes e tradições, com várias festas populares, carnaval, Bumba Meu Boi e danças como o "Tambor de Crioula", "Tambor de Mina".
O Teatro Arthur Azevedo foi inaugurado em 1817, é uma construção belíssima, e é aberto a visitação pública, também oferece guias que contam a história do teatro. O preço da entrada é simbólico, em torno de R$2,00.
O Palácio dos Leões é uma construção lindíssima, era um forte que foi construído pelos franceses em 1612 e que, com a chegada dos portugueses se converteu em um palácio.
Hoje em dia é a sede do governo do Estado do Maranhão.
A Igreja da Sé está localizada no Centro Histórico e é muito bonita, com revestimento em ouro. Foi construída em 1626, como uma homenagem à "Nossa Senhora da Vitória", padroeira dos portugueses na batalha de Guaxenduba.
A Igreja e Convento do Carmo já sofreu muitas modificações em sua arquitetura e somente as paredes e as portas principais são originais. Sua fachada é completamente revestida com azulejos portugueses. É uma construção muito bonita que foi utilizada como forte contra a invasão holandesa.
Não se pode deixar de conhecer a Lagoa do Jansen, que fica no bairro Ponta d'Areia.
Em seu entorno há um parque ecológico, com ciclovia, espaço para caminhadas e restaurantes.
Não me encantei muito com as praias de São Luís, talvez porque meu grau de comparação estivesse muito alto em relação aos outros estados do nordeste que já tinha visitado, e a maioria delas, estava imprópria para banho. Mas se você está lá, vale a pena, pelo menos ir para conferir.
Agora, passeio de verdade mesmo no Maranhão, para ficar deslumbrado, é ir aos lençóis maranhenses, mas aí, já precisa estar com o bolso mais bem preparado.
São dunas localizadas no "Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses" no povoado de Barreirinhas, é de uma beleza indescritível. Durante a temporada de chuvas se formam numerosas lagoas azuis entre as dunas e servem de berço para algumas espécies marinhas como tartarugas e peixes.
Durante a temporada de calor, essas lagoas se evaporam por completo e só se vêem as dunas numa área deserta.
Saindo de São Luís, pode-se ir de carro ou fretar uma van, em torno de 3 horas de viagem.
Também sai um ônibus do terminal Rodoviário de São Luís, que leva em média 4 horas.
De táxi aéreo são 50 minutos, é muito mais bonito, mas muito mais caro!!!
Mudando de assunto...
Meus queridos leitores, eu sei que a coisa está feia para todo mundo, mas vocês não estão divulgando meu diário de Paris 1: Europa sem censura ou Como se alimentar na Europa sem gastar nenhum tostão e ainda se sentir poderosa ( amazon e saraiva)?
Eu estava toda metida, me sentindo a Sophie Kinsella brasileira ( conhecem? É uma escritora londrina que tem uns livros engraçadíssimos, tipo o segredo de Ema Carrigan- quem nunca leu, vale a pena ler) e quando vejo, caí para o sexto lugar. P.. Q...P.., meu ego foi lá para baixo e meus euros também.
A luta continua companheiros!!!!!.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou esperando os comentários, críticas e sugestões. Fiquem a vontade. Agradeço a cooperação