quinta-feira, 30 de abril de 2015

Manaus - capital do Amazonas


Preparem-se para o calor, porque lá é QUENTE, mas muito quente MESMO!!!
Não é a minha cidade preferida, mas tem seus atrativos. Então vamos ao que vi:
A praia da Ponta Negra, no rio Negro,é muito próxima ao centro, acho que 13 km, e é um dos principais pontos turísticos. Tem um belo calçadão, com  lindos jardins espécies nobres e raras da flora amazônica,  um anfiteatro , três mirantes e um espelho d’água.
Os prédios do  Palácio da Justiça e do Centro Cultural Palácio Rio Negro, são lindas obras arquitetônicas.
O zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) é bem grande  e abriga mais de 200 animais.
O Teatro Amazonas é o mais importante edifício histórico de Manaus. É considerado o cartão-postal da cidade.
O Parque Municipal do Mindu fica a  15 minutos do centro da cidade, e é visita obrigatória para quem está em Manaus, pois lá encontra-se uma enorme variedade  das espécies da flora, fauna e outros elementos do ecossistema amazônico.
A comida é tipicamente indígena, com pratos como o tacacá, tucupi,jambu, maniçoba e peixes, muitos peixes.
Na verdade, não tive coragem nem curiosidade de experimentar nenhuma delas, mas dizem ser muito saborosas.
Quem vai a Manaus tem que conhecer a infinidade de lojas que há por lá. fazer compras. 
Os eletrônicos saem bem mais em conta devido a zona franca, mas tem cota, não pode se empolgar demais.


sábado, 25 de abril de 2015

Trecho do meu Diário de Paris 1


Estou indignada com a 14ª colocação do meu "Diário de Paris 1 : Europa sem Censura ", depois de já ter estado em segundo. É cruel, né? Afinal, quem foi rei nunca perde a majestade, concordam?
Por isso ,estou divulgando o primeiro capítulo do Diário.
Quem sabe, quem não leu, fica curioso e quem leu e gostou, divulga para mim.

[1º dia – chegando EM PARIS]

Esperta que sou, já tinha visto na internet como ir do aeroporto ao hotel de ônibus (lógico que táxi também não estava no meu roteiro!!), olhei as placas e fui para o ponto (como eu sou esperta!!!!!).
O ônibus chegou, perguntei quanto era a passagem, paguei e sentei.
Como boa carioca, perguntei ao motorista onde deveria saltar para ir para o hotel (mostrei o endereço), ele me disse pra descer na ópera, que era o ponto final e lá fui eu, olhando a paisagem. Quando chegou ao ponto final, o motorista me abordou e disse que essa era a última viagem dele e que morava próximo ao hotel e, se eu quisesse, poderia espera-lo, que me deixaria no hotel. Lógico que aceitei!!!!
Pegamos outro ônibus (ele carregando minha mala), fomos conversando, descemos e ele me deixou em frente ao hotel. Pensei: “nossa, como os franceses são educados!!!”.
Mas apesar de francês, ele é homem, e me convidou para sair à noite. Lógico que aceitei. Não que tenha gostado dele, mas vigarista que sou, pensei logo que ia jantar de graça (ele me convidou para jantar) e para fazer um tour pela cidade. Marcamos para às 20horas. Alguém lá em cima gosta de mim, né?
Cheguei ao hotel, deixei as malas e fui procurar um mercado para comprar algumas coisas para comer (afinal, só tinha comido aquela mixaria no avião e a perspectiva era jantar, mas vai que dá alguma zebra!!!), fiz minhas comprinhas e fiquei conversando com o dono da mercearia, pegando informações. Comprei, paguei, agradeci e fui embora.
Entrei na farmácia (MEUS CREMES!!!!) e, quando sai, quem me aborda? O cara da mercearia. Convidou–me para tomar um café (já deu pra notar que a senha para o meu coração é me convidar para comer, né?).
Aceitei, sentamos em um bistrô, fizemos um lanche conversamos e ele me convidou para sair à noite. Disse que estava muito cansada da viagem (FALSA!!!) e marcamos para o dia seguinte de manhã, para vermos o desfile do 14 de julho na Champs Elysees (me belisquem!!!!! Não tô acreditando!!!)
Voltei para o hotel, me arrumei toda poderosa e fui esperar o motorista. Enquanto esperava na recepção, fiquei conversando com um hóspede que me convidou para jantar (será que estou com cara de faminta????) pedi desculpas, agradeci, mas disse que não podia aceitar, pois já tinha compromisso.
Ele me disse que tudo bem, mas se meu amigo não viesse, teria prazer em me levar para jantar.
Agradeci, mas o meu motorista já tinha chegado. E lá fui eu, toda serelepe, entrar num FIAT velho.
Jantamos, fomos a Torre Eifel, ao palácio do governo, a Catedral de Notre Dame, a Sacré Coeur, ao Louvre e a Champs Elysees.
Nossa, como os franceses são gentis!!! Pagam a conta, são divertidos, simpáticos, mas querem passar a mão na minha perna (parece que nunca viram mulher de perna grossa!!!).
Disse pra eles que, no Brasil, quando um homem passa a mão na perna da mulher que nem conhece, dizemos que é um “ homem safado”. Eles adoraram a palavra e disseram que não são safados. Que “c’est normale” na França passar a mão na perna e eu disse que no meu país não é normal (às vezes minto um pouco, né?).
Lógico que o motorista queria me passar o “cerol” no final da noite, mas eu, que sou uma mulher séria, nunca dou no 1º dia!!! (Vou confessar que não é seriedade, é trauma, pois uma vez meu filho usou a seguinte frase: “tem umas vadias que dão no 1º dia”. Juro que sempre que saio pela 1ª vez com um homem, me lembro dessa frase).
Conclusão do 1º dia: me diverti horrores, não gastei nenhum euro, fiz um intensivo de francês ,fiquei alimentada e não dei pra ninguém!!!
Au revoir, meninas. Bisous!

Belém do Pará



Vamos começar nosso tour pela região norte...
Como morei 5 anos no Pará, me sinto mais a vontade em começar por Belém, embora não seja minha capital preferida, mas voilá.
Para mim, que AMO praias, é um senão muito grande não ter praia em uma cidade, mas Belém tem outras atrações.
A bela Baía do Guajará, onde em sua bela orla, encontramos a Estação das Docas, o Mercado Ver o Peso, o Forte do Presépio e a Casa das Onze Janelas, que são as principais atrações turísticas de Belém, totalmente reformadas e que estão belíssimas.
Na época em que eu morava lá, o Ver o Peso era horrível, mas da última vez que estive lá fiquei impressionada com a reforma que foi feita.
Lá, não se pode deixar de provar os sorvetes regionais ( cupuaçu, castanha e tapioca), são de comer rezando.
Não deixe de provar também os maravilhosos salames e bombons de cupuaçu e o imperdível vatapá paraense, que, para o meu gosto, deixa o baiano no chinelo.
Não se pode deixar de visitar o belo Museu Emílio Goeldi , com seu lindo jardim e suas belas vitórias régias.
Você vai se sentir na Amazônia visitando o Mangal da Garças e o Jardim Botânico.
O Theatro da Paz é lindíssimo, e sua construção é inspirada no Teatro Scala de Milão.
É um deslumbre com seus lustres, escadarias de mármores e estátuas de bronze.
A Basílica de Nazaré é linda, a santa fica no topo do altar protegida por um vidro blindado. Na praça. em frente, há uma réplica, onde os fiéis amarram fitinhas e fazem pedidos.
Quem estiver em Belém em outubro, deve assistir ( ou acompanhar) a procissão do Círio de Nazaré, sai da Catedral da Sé, é uma bela festa.
Vale a pena conhecer a ilha fluvial do Mosqueiro, que fica a 70 km de Belém, em frente a baía do Guajará. Possui 17 km de praias de água doce, com movimentos de maré.
A 220 Km de Belém fica Salinas, com suas belas praias, de águas salgadas,algumas com águas mansas, outras com ondas para surfar,dunas e piscinas naturais.
Os preços em Belém são razoáveis, mas as frutas que não são regionais, são caríssimas.
Em Belém chove, no mínimo, duas vezes por dia, embora esteja sempre calor.
Julho é considerado verão, pois é a época que chove menos.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

São Paulo

                       São Paulo

Chegamos finalmente a São Paulo.
Apesar de não possuir praias, São Paulo é o centro do mundo. É onde acontece tudo.
Seu turismo é dividido em três partes: negócios, cultura e lazer.
Principais eventos que acontecem em São Paulo: Bienais de Livro e de Artes, Mostra Internacional do Cinema, São Paulo Fashion Week, Carnaval de São Paulo, Salão do Automóvel, Fórmula I no Autódromo de Interlagos, Parada do Orgulho GLBT, Reveillon da Avenida Paulista, e vários outros.
São Paulo é também referência arquitetônica, com os famosos Largo do Arouche, MASP, Mosteiro de São Bento, Catedral da Sé, Avenida Paulista, Edifício Joelma ( foi um edifício que pegou fogo nos anos 70 e que virou uma lenda), entre outros.
Atração cultural é o que não falta em São Paulo, Museus diversos ( MAC, CASA DE PORTINARI, DA AERONÁUTICA, CASA DAS ROSAS, MIS, MAE, MASP, MAM, LASAR SEGALL, DO CRIME, ETC), Teatros e Planetários.
Não faltam parques ( Anhanguera, Ibirapuera, Tietê, etc), Estádios ( Morumbi, Pacaembu, Canindé, etc), Hortos e Represas em São Paulo.
Mas não se iludam. Em São Paulo tudo é muito caro.
Tem que estar com o bolso preparado, mas você vai se sentir como se estivesse em NEW YORK.
É uma cidade super badalada com tudo que você imaginar: lojas simples e de grifes, boates, restaurantes, clubes de swing e bares gays em todos os lugares.
Parada obrigatória: a 25 de março. É um bairro ( não tenho certeza se chega a ser um bairro), com várias ruas e em cada uma delas há uma infinidade de lojas que vendem de tudo, mas o forte, são roupas, calçados, bolsas e vestidos de noiva, a preços incríveis. Vá com um calçado bem confortável, pois você vai andar muito.
O trânsito em São Paulo é infernal, mas o metrô funciona muito bem e você vai a todos os lugares nele, é muito melhor do que de ônibus ou de carro.

                   

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Belo Horizonte- Minas Gerais


                          bh_blog
Dependendo do que você procura em sua viagem, Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, pode ser um passeio muito agradável.
Para mim, o que tem de melhor lá é a comida ( deliciosa), os doces então, nem se fala. São uma perdição, principalmente para quem vive em guerra com a balança. Mas que é muito boa a comida mineira, isso não resta a menor dúvida.
B.H. não tem praia, o que já diminui, para mim, um pouco o seu encanto. Mas é uma cidade bonita, seus habitantes são muitos simpáticos e acolhedores.
Em termos de pontos turísticos, não vi tantas coisas, então vou falar do pouco que vi.
A mais ou menos 8 km do centro de B.H. fica a região da Pampulha ( onde se localiza o aeroporto), tem um belo lago artificial, com a capela de São Francisco de Assis localizada a sua beira. E é decorada com pinturas de Portinari.
Também na Pampulha ficam o estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido popularmente como Mineirão, o Museu de Arte e o Parque Ecológico da Pampulha, os Jardins Botânico e Zoológico.
No ponto mais alto de B.H, mais de mil metros de altura,fica localizada a Serra do Curral, que é uma enorme área verde, definida como de preservação e pesquisa ambiental.
Muito bonita é a Praça da Liberdade, com seus lindos jardins inspirados no Palácio de Versalhes,sua linda fonte luminosa e seu belo coreto.
O bairro Savassi é o point, comércio, clubes, restaurantes, casa de shows, boates, restaurantes, hotéis e a Praça da Liberdade. Se for ficar em hotel, procure ficar nesse bairro, é a melhor localização.
Há uma feira de artesanato chamada Feira da Afonso Pena, onde você compra de tudo: roupas, comida, quinquilharias, etc, a um bom preço. É uma ótima oportunidade para se conhecer a cultura mineira.
Mas é no Mercado Central que você conhece B.H., lá você encontra comidas típicas, artesanatos, animais, flores, frutas, queijos e. para quem gosta, até fígado com jiló ( eu nem provei!!!).
A menos de 100km de B.H fica uma cidade histórica chamada Ouro Preto, que vale muito a pena ser visitada.
É uma cidade tombada pela UNESCO como patrimônio histórico e cultural.
Com suas ruas de paralelepípedo, é muito charmosa e tem infra estrutura para o turismo, com bons hotéis e restaurantes e muitas lojas de antiguidades,
É uma cidade de cunho religioso, com várias igrejas, e calendário de festas e comemorações quase que para o ano inteiro, como por exemplo, a semana da Inconfidência, o Festival de Vinhos e Queijos, Festival de Inverno, Festa da Padroeira e Semana do Aleijadinho.
Mas é no carnaval que a cidade pega fogo. Fica inundada de jovens de todas as partes do país, com muitos blocos, diversão e azaração.
                       

domingo, 19 de abril de 2015

Vitória, capital do Espírito Santo


 Dando continuidade a Região Sudeste, que tal falarmos hoje de Vitória, capital do Espírito Santo?
É uma cidade linda, com belos edifícios antigos e modernos na paisagem, especialmente no centro da cidade.

É bastante arborizada, muito limpa e toda arrumadinha. É uma cidade muito agradável de se visitar, com diversos parques verdes ótimos para relaxar, como o Parque da Vale e da Pedra da Cebola.
Toda a orla é muito bonita, coma as praias de Camburi e a do Canto.
Particularmente, acho o custo de vida de Vitória bem barato, lógico que meu referencial é o Rio de Janeiro que tem um custo alto, tanto na gastronomia como na hotelaria. Mas no quesito vestuário , no Rio é muito mais barato. Achei roupas e calçados muito caro por lá.
Mas a cidade em si, apesar de linda, é bem pequena, e não há grandes atrações turísticas. No centro há o Teatro Carlos Gomes, a Catedral Metropolitana e o Palácio Anchieta, que é uma das sedes do governo.
Entre 30 e 40 minutos de carro, você está em Serra, que um município vizinho a Vitória e que vale muito a pena conhecer. Suas praias são belíssimas, como as de Jacaraípe ( onde acontece o campeonato de surfe) e Manguinhos.
Quem vai a Vitória, tem que ir a Vila Velha ,que é muito próxima ( acho que não são nem 10 km), é só atravessar a ponte, com suas lindas praias, o lindo Convento da Penha, o Museu Ferroviário e a fábrica de chocolates da Garoto.
A uma distância aproximada de 60km de Vitória está Guararapari, uma cidade IMPERDÍVEL de se conhecer. Suas praias são belíssimas,a cidade tem um quê de festa, é super agradável, relaxante, vale muito a pena conhecer.
Se você vai só para conhecer, em um dia, explora toda a cidade. Mas se quiser desfrutar do prazer que a cidade proporciona, fique mais um ou dois dias.
Do Rio para Vitória são aproximadamente 520km, dá para ir tranquilamente de ônibus, mas se ficar de olho nas promoções, consegue comprar passagem aérea por menos de R$100,00 e leva 50 minutos de viagem.
Por favor, não esqueçam de divulgar meu "Diário de Paris 1: Europa sem Censura ou Como se alimentar na Europa sem Gastar nenhum tostão e ainda se sentir Poderosa ( Amazon e Saraiva), estou lá embaixo na colocação. Conto com vocês. Obrigada. Beijos.

sábado, 11 de abril de 2015

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro comemora seu 450° aniversário

É lógico que para falar da região sudeste tenho que começar pelo Rio de Janeiro, né?

Resultado de imagem para fotos rio de janeiro

Não é a toa que é conhecida como a cidade maravilhosa. Sua geografia é privilegiada com montanhas e mares.
A cidade do Rio tem tudo o que você imaginar em termos turísticos, para todos os gostos.
Tem museus, praias lindíssimas, embora, para o meu gosto, sejam geladas e muito salgadas ( prefiro as do nordeste).
Para quem gosta de dançar, tem uma infinidade de opções, para todos os gostos, forró, dança de salão, funk, gafieira, samba de roda, zouk, tecno, o que você pensar, no Rio tem.
Restaurantes um colado no outro, desde restaurantes com comidas típicas (mineira, italianas, francesas, japonesas, etc) até a comida a peso ( uma variedade de pratos que você escolhe o que quer, coloca no prato e pesa).
Hotéis para todos os gostos e bolsos, dos mais simples aos mais sofisticados.
Mas não se iludam. O Rio é uma cidade extremamente cara, o custo de vida é alto. Só é barato pra quem ganha em euro ou dólar e vem passear aqui.
Bairros que não se pode deixar de conhecer: Leblon, Ipanema, Copacabana, Barra da Tijuca, Lagoa, Lapa ( point da azaração), São Cristóvão ( onde fica a Quinta da família imperial e o Museu de Astronomia, com um planetário deslumbrante), Jardim Botânico, São Conrado, Gávea e o centro do Rio, que tem uma arquitetura deslumbrante, com suas catedrais maravilhosas.
O único ( que é enorme) senão do Rio é a violência. Temos que estar sempre atentos, não se pode bobear, infelizmente, a marginalidade é grande.
Mas não é só a cidade do Rio que é linda, atravessando a ponte ( 13 km) é a cidade de Niterói e, não é porque moro nela, mas é lindíssima. É uma versão em miniatura do Rio, só que muito mais sossegada.
O povo do Rio costuma brincar que o que Niterói tem de mais bonito é a vista para o Rio, mas é só uma brincadeira.
Temos o lindo museu do Niemeyer ,o caminho Niemeyer, o Museu da Imprensa, o Teatro Popular, praias belíssimas, restaurantes e hotéis de excelentes qualidades.para todos os tipos de gostos e preços.
Além da ponte, chega-se a Niterói também de barcas, numa travessia de 12 minutos, numa viagem muito agradável. Vale a pena conhecer Niterói.
A aproximadamente 2 horas do Rio, há uma cidade chamada Petrópolis, é na Região Serrana do Rio, é a cidade imperial. É linda, lá há o palácio imperial, a casa da Marquesa de Santos e a casa de Santos Dumont.
Você pode conhecer toda a cidade de charrete, é um passeio muito agradável. Além de poder comprar roupas, principalmente malharias com ótimos preços na Rua Teresa.
Para quem gosta de praia, não deve deixar de conhecer Angra dos Reis, Cabo Frio e Búzios, são belíssimas e ficam entre 2 e 3 horas de viagem.
Para quem gosta de cidades históricas, não deixe de conhecer Paraty, é uma cidade bem pequena, mas muito aconchegante e bonita ( fica a aproximadamente 4 horas do Rio).
Não tem como não gostar ou ficar entediado no Rio.
         

         

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Teresina- Piauí




Hoje estamos fechando a região nordeste com a última capital , Teresina.
De todas as capitais nordestinas, Teresina é a que ainda está menos preparada para o turismo.
É uma cidade bonita, mas as atrações turísticas na cidade não são tantas.
Me parece que o governo agora está investindo na área do turismo.
Há lugares muito bonitos e vale a pena conhecer.
A vantagem é que os preços de lá são bem em conta MESMO!!!

Eu conheci três teatros na cidade e todos têm uma construção bonita: Teatro de Arena, Teatro 4 de Setembro e o Teatro Escola.
O Museu do Piauí, é um prédio muito bonito, que tem um acervo de peças históricas e conta a história do Piauí.
O Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada, é lindo, principalmente a noite, com uma iluminação fantástica.
O Centro de Artesanato também fica em um prédio muito bonito e há opções variadas de lembranças e bordados.
Para ir a Teresina tem que comer Maria Izabel ( calma, não é o que vocês estão pensando), é um arroz com carne de sol delicioso, é o prato típico do Piauí.
Tem também a buchada de bode, mas esse eu não tive coragem de provar.
Pra quem procura praia, Teresina é a única capital nordestina que não tem!!!
Agora, beleza mesmo, você vai ver se for ao Delta do Parnaíba, que fica a mais de 300km de Teresina. Se você tiver tempo e dinheiro vale muito a pena ir, é lindíssimo.
Lá, o rio Parnaíba se encontra com o mar e se divide em cinco canais, formando várias ilhas,igarapés, manguezais, bancos de areias, dunas e praias. É deslumbrante.
No Delta do Parnaíba há várias ilhas, algumas desertas e outras habitadas por pescadores e bordadeiras, que fazem bordados maravilhosos.
Se for a Teresina, se programe para ir ao Delta do Parnaíba, com certeza você ficará fascinado.

terça-feira, 7 de abril de 2015

São Luís do Maranhão


São Luís tem um aspecto cultural muito grande, além de lindas praias.
Seu centro histórico tem um belo conjunto arquitetônico com muitas igrejas, becos, museus, casarões e edifícios históricos, caracterizados por sua estrutura e o colorido de seus azulejos, de influência portuguesa.
É uma cidade rica em culturas, costumes e tradições, com várias festas populares, carnaval, Bumba Meu Boi e danças como o "Tambor de Crioula", "Tambor de Mina".
O Teatro Arthur Azevedo foi inaugurado em 1817, é uma construção belíssima, e é aberto a visitação pública, também oferece guias que contam a história do teatro. O preço da entrada é simbólico, em torno de R$2,00.
O Palácio dos Leões é uma construção lindíssima, era um forte que foi construído pelos franceses em 1612 e que, com a chegada dos portugueses se converteu em um palácio.
Hoje em dia é a sede do governo do Estado do Maranhão.

A Igreja da Sé está localizada no Centro Histórico e é muito bonita, com revestimento em ouro. Foi construída em 1626, como uma homenagem à "Nossa Senhora da Vitória", padroeira dos portugueses na batalha de Guaxenduba.
A Igreja e Convento do Carmo já sofreu muitas modificações em sua arquitetura e somente as paredes e as portas principais são originais. Sua fachada é completamente revestida com azulejos portugueses. É uma construção muito bonita que foi utilizada como forte contra a invasão holandesa.
Não se pode deixar de conhecer a Lagoa do Jansen, que fica no bairro Ponta d'Areia.
Em seu entorno há um parque ecológico, com ciclovia, espaço para caminhadas e restaurantes.
Não me encantei muito com as praias de São Luís, talvez porque meu grau de comparação estivesse muito alto em relação aos outros estados do nordeste que já tinha visitado, e a maioria delas, estava imprópria para banho. Mas se você está lá, vale a pena, pelo menos ir para conferir.
Agora, passeio de verdade mesmo no Maranhão, para ficar deslumbrado, é ir aos lençóis maranhenses, mas aí, já precisa estar com o bolso mais bem preparado.
São dunas localizadas no "Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses" no povoado de Barreirinhas, é de uma beleza indescritível. Durante a temporada de chuvas se formam numerosas lagoas azuis entre as dunas e servem de berço para algumas espécies marinhas como tartarugas e peixes.
Durante a temporada de calor, essas lagoas se evaporam por completo e só se vêem as dunas numa área deserta.
Saindo de São Luís, pode-se ir de carro ou fretar uma van, em torno de 3 horas de viagem.
Também sai um ônibus do terminal Rodoviário de São Luís, que leva em média 4 horas.
De táxi aéreo são 50 minutos, é muito mais bonito, mas muito mais caro!!!
Mudando de assunto...
Meus queridos leitores, eu sei que a coisa está feia para todo mundo, mas vocês não estão divulgando meu diário de Paris 1: Europa sem censura ou Como se alimentar na Europa sem gastar nenhum tostão e ainda se sentir poderosa ( amazon e saraiva)?
Eu estava toda metida, me sentindo a Sophie Kinsella brasileira ( conhecem? É uma escritora londrina que tem uns livros engraçadíssimos, tipo o segredo de Ema Carrigan- quem nunca leu, vale a pena ler) e quando vejo, caí para o sexto lugar. P.. Q...P.., meu ego foi lá para baixo e meus euros também.
A luta continua companheiros!!!!!.


domingo, 5 de abril de 2015

Aracaju- Sergipe


Aracaju é uma cidade muito tranquila, bonita, limpa, com lindas praias, rios e manguezais.
O povo é muito hospitaleiro, só ficam bravos quando se faz referência ( muito comum por lá e na Bahia) de que é o quintal da Bahia. Eles ficam super ofendidos com isso.Não falem isso nem brincando.
O litoral é bem grande, com várias praias urbanas, como Atalaia, Aruana, Robalo, Naufragos, Mosqueiro e Refúgio.
As águas, são quentinhas e limpas. O interessante é a extensão da areia até chegar a água, nunca vi isso em nenhum lugar a que fui.
Na orla de Atalaia há um lindo oceanário em forma de tartaruga, com várias espécies de animais marinhos.

A visitação é guiada por biólogos do Projeto TAMAR e a entrada é algo em torno de R$8,00. Vale muito a pena visitar. É muito bonito.
Vale a pena conhecer também o Centro Histórico e os mercados públicos, lá você encontra comidas típicas e artesanatos.
No Mirante 13 de julho dá para se ter uma linda vista do encontro do rio Sergipe com o mar.
A cidade tem belas praças, parques e muitas igrejas.
Não achei os preços em Aracaju altos, mas as opções de lazer não são muitas.
Se você estiver bem de bolso, dê um pulo em Mangue Seco ( é uma cidade baiana que faz fronteira com Sergipe), mas fica a aproximadamente 2:30 de viagem na estrada.
É a praia onde foi filmada a novela Tieta (lembram? ). é um local lindo
Só se chega lá de barco, e a cidade é naturalmente rústica.
A noite há serenatas e as noites de lua cheia são de uma beleza indescritível
A paisagem fica ainda mais bonita quando o reflexo da lua bate nos rios.
Há o encontro de alguns rios como o Real e o Piauí, encontram-se com o Oceano Atlântico. A mistura da água doce e salgada forma grandes áreas de mangue. É MAGNÍFICO!
DICA: É muito mais próximo ir de Aracaju para Mangue Seco do que de Salvador.

sábado, 4 de abril de 2015

Salvador- Bahia








Gente, primeiramente quero agradecer a todos vocês que compraram o meu diário, fiquei muito orgulhosa e toda metida quando vi na listagem da amazon que estava em 2º lugar dos mais vendidos. Agradeço imensamente a todos que compraram meu diário. Espero que tenham dado boas gargalhadas.
Mas, como minha cara de pau é grande, vou pedir para quem leu e gostou divulgar o diário e o blog, face, twiter, boca a boca, etc.
Quem não gostou, não elogia, mas por favor, não fala mal, combinado?
Agora vamos falar um pouquinho de Salvador...

A última coisa que se sente em Salvador é tédio, é muita coisa para fazer, acho que é a cidade mais movimentada do nordeste. E depois ainda dizem que os baianos são devagar...
Começando pelo Pelourinho, com vários museus,igrejas, centros históricos,lojas de artesanatos e construções históricas. mas tem que ter muita disposição para andar a pé, porque lá não sobe carro. E é uma subida de respeito!!!.
Subir o Farol da Barra também é muito legal, têm- se uma vista panorâmica da cidade, a entrada gira em torno de R$10,00
O Elevador Lacerda é o cartão postal de Salvador, não se pode deixar de conhecê-lo, para subir pagá- se algo em torno de R$1,00.
As igrejas de Salvador são muito bonitas, mas a de Nosso Senhor do Bonfim é imbatível.
O mercado modelo é um prédio tombado pelo patrimônio histórico, com muitas lojas de artesanatos e restaurantes. É enorme!!
A orla de Salvador é imensa, com muitas praias, como Ribeira, Penha, Farol da Barra,Armação, Itapuã e Piatã.
Se seu orçamento estiver folgado, vale a pena ir para o Litoral norte da Bahia, que tem praias maravilhosas, não é tão longe, uns 60 ou 70 km, Guarajuba, Itacimirim, Costa do Sauípe, Imbassaí e Praia do Forte, mas dói um pouco mais no bolso.
Os preços são mais salgados que em Salvador.
Em Salvador todo lugar tem festa para dançar, muitas delas na rua, de graça, até no Pelourinho tem.
Eu me acabei na BENÇÃO DO OLODUM, o show acontece as terças, e é um espetáculo imperdível.
Aliás, para quem gosta de dançar e se acabar, Salvador não pode ficar fora do roteiro de viagem.

Resultado de imagem para fotos salvador

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Fortaleza - Ceará

A cidade é linda, mas achei um pouco cara. Os hotéis têm um preço salgado, mas vale a pena. Também há pequenas pousadas, cujos preços são bem menores que os hotéis.
Procure se hospedar na Monsenhor Tabosa ou nas imediações,pois é bem central ( a avenida é uma perdição de comércio- os artigos de couro são muito mais baratos que aqui) e é próximo a tudo. Eu ia a pé para todo lado.
O Centro Cultural Dragão do Mar é lindo, e lá acontecem todos os tipos de eventos, exposições, cinemas, teatro e até sessão do Planetário.

O mercado central é maravilhoso. É enorme, com uma variedade excepcional de lojas, artigos e preços. Mas para comprar biquinis, prefira as feiras a beira mar, eles são lindos, bordados e super baratos.
Coladinha ao mercado central está a Catedral Metropolitana de Fortaleza, inspirada na Catedral Francesa de Notre Dame, levou quase 40 anos para der construída. É uma construção muito bonita, não se pode deixar de visitá-la, mesmo não sendo católico.
Em Fortaleza mesmo você tem opções de boas praias, como as do Futuro, Iracema, Mucuripe e Meireles.
Se você estiver com o bolso preparado, vá a Jericoacara, Canoa Quebrada, Cumbuco e Morro Branco. São lindíssimas, com suas belas dunas e águas transparentes. Mas é um passeio bem caro.Tudo é caro, passeios, passagens, alimentação e hospedagem ( isso para quem, como eu, viaja sempre com pouca grana).
Eu, particularmente, prefiro as dunas de Natal que são tão ou mais belas e cabem com mais facilidade no meu bolso.
Para quem, como eu, adora dançar, tem que ir ao Piratas, os shows acontecem as segundas feiras. Há dançarinas belíssimas no palco e dançarinos na pista para dançar com o público ( de graça), é pra dançar a noite inteira. Os ritmos são contagiantes e, quem não sabe dançar, aprende com os dançarinos. É imperdível!!
O Beach Park é um parque aquático lindíssimo, localizado em uma linda praia. Até a parte da praia, que já é a linda entrada do parque você entra de graça, mas para ter acesso ao parque é caríssimo, em torno de R$150,00 , e até a água de coco que é barata em todo o nordeste é caríssima lá. Os restaurantes então, nem pensar.
Eu não entrei, fui até a parte gratuita, me assustei com o preço da entrada e paguei pela água de coco esbravejando, porque não podia ficar o dia todo sem beber nada ( já que já ia ficar sem comer), mas vale a pena o passeio, mesmo que você não entre. É um local muito bonito.
Resultado de imagem para foto fortaleza

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Maceió - Alagoas

Eu podia estar roubando ou me prostituindo ( embora já esteja um pouco gasta), mas estou aqui, interrompendo o sossego da leitura de vocês para divulgar meu "Diário de Paris 1: Europa sem censura ou Como se alimentar na Europa sem gastar um tostão e ainda se sentir poderosa" ( amazon e saraiva).
Por favor, façam essa "caridade" e adquiram o diário, só custa R$7,00.
Garanto que vocês vão rir muito e eu mais ainda, pois estou indo para a Europa em Julho e até agora só consegui juntar 240 euros, vocês não têm dó de mim? Poxa vida!!!!
Agora vamos ao que interessa...
Hoje vamos falar de Maceió.
                          Resultado de imagem para foto maceio
 Como em todo o nordeste, as principais atrações são as belas praias, igrejas e artesanatos.
Consegue-se hospedagem a bons preços, a comida é barata e os artesanatos também.
A feirinha da Pajuçara e o mercado central têm coisas lindas com preços ótimos
Não se pode deixar de conhecer as praias de Pajuçara, com suas belas piscinas naturais, Ponta Verde e Jatiúca que ficam em Maceió mesmo.
No litoral sul, aproximadamente 30 minutos de Maceió, há as belíssimas praias do Francês, da Barra de São Miguel e a do Gunga ( considerada uma das mais bonitas do Brasil).
No litoral norte, tem a belíssima Paripueira com suas piscinas naturais, Tatuba e Carro quebrado.
Na cidade de Deodoro, não é muito distante de Maceió, onde está localizada a praia do Francês, há a casa onde o Marechal Deodoro da Fonseca nasceu, que é aberta a visitação pública.
A cidade é muito bonitinha, com suas casas coloridas e a capela da Boa Viagem logo na entrada. É a típica cidade do interior, pequena, aconchegante, acolhedora e com uma população muito simpática ( como todo povo nordestino)
Se você tiver tempo e grana sobrando, dê uma esticada até Maragogipe, que fica a mais ou menos 600 km de Maceió, é uma cidade com praias lindíssimas, que vive praticamente do turismo, justamente por isso, o custo de tudo lá é maior.
Se Maceió for seu último destino, aproveite para trazer lagostas, é o único lugar na face da terra onde elas são baratas.





quarta-feira, 1 de abril de 2015

Recife - Pernambuco



Hoje é dia de falarmos de Recife...
A cidade é bonita, basicamente com as mesmas atrações de Natal e João Pessoa ( praias e artesanatos).
Para quem gosta de forró, é uma perdição. Fui a um local chamado Sala de Reboco que é sensacional, você dança o autêntico forró pé de serra a noite inteira. Saí de lá sem poder andar, de tanto que dancei.
Muito legal também é conhecer o Recife antigo, é encantador e o antigo presídio onde funciona o mercado central de artesanatos, ele foi preservado como presídio e cada cela é uma loja.
Os preços são bons, mas o local é imperdível, tem que conhecer. As igrejas também são lindas. Quem tiver coragem ( eu não tive), experimenta a carne de bode ( tem bode ensopado e assado) e dizem que a carne é maravilhosa, mas eu preferi ficar no meu baião de dois.
Há duas cidades muito próximas que vale muito a pena conhecer, eu arriscaria dizer que mais até do que Recife: Olinda e Porto de Galinhas.
A vista de Olinda é maravilhosa, é uma cidade histórica, muito animada, com grupos de frevo e, se você for próximo ao carnaval, é como dizem os pernambucanos, a danação. Imperdível.
Pega-se um ônibus de linha regular e, em mais ou menos 30 minutos você está lá.
Se for a Recife, tem que ir a Porto de Galinhas, só tem praias e lojas, mas são praias maravilhosas, transparentes, limpíssimas, quentinhas ( aliás, todas no nordeste são), com piscinas naturais.
Você faz passeios de barcos e os peixes vem comer na sua mão. É uma coisa. Espetacular.
Há ônibus de linha regular e a viagem dura em torno de 1 hora.
Dica de AMIGA: Se forem pernoitar, tenham uma graninha reservada, pois a hospedagem é cara.Não façam como eu, que resolvi em cima da hora dormir por lá ( lógico que com pouquíssima grana) e com o que tinha dormi num MUQUIFO que nem gosto de me lembrar, mas foi o que o dinheiro deu pra pagar e a cidade compensou, mas não façam como eu, sério.
A noite foi terrível, não conseguia dormir e só queria que o dia amanhecesse pra eu cair fora daquele MUQUIFO!!!!
Porto de Galinhas | Foto de u