terça-feira, 24 de março de 2015

14 de julho em Paris

Ainda no 14 de julho...

Aproveitei para conhecer o Louvre, já que nessa data a entrada é gratuita, mas a fila é gigantesca. Não utilizem a entrada da pirâmide, é a mais cheia, a Porte de Lions, tem uma fila muito menor.
Após as 18:00hs, a entrada é gratuita, todos os dias, para quem tem menos de 26 anos. Fora isso, o ingresso custa 12 euros.
O Rodin, d' Orsay e o Centre Pompidou têm entrada gratuita no 1º domingo de cada mês.
No Louvre a entrada só é gratuita no primeiro domingo nos meses de outubro a março.
A Torre Eiffel é imperdível, mas ficar na fila para comprar ingressos é impossível.
Tem um site que vende o ingresso com hora marcada, toureiffel.br.
Infelizmente não tem dia de graça, mas para adultos, os preços são 8 euros e 10 centavos para ir até o 2º andar e 13 euros e 10 centavos para ir até o topo. De 15/6 a 11/9, fica aberta de 9:00hs a meia noite, nos demais períodos é de 9:30 as 23:00hs.
Viu, dá para passear bastante com pouca grana em Paris.
Andar de metrô e RER é uma loucura, até o povo de lá anda com mapa, de tão complicado que é.
Para a mulherada que como eu adora cremes anti idade, Paris é o paraíso. Mas tem que procurar bastante antes de comprar, pois há diferenças grandes de preços entre uma farmácia e outra. Mas vale a pena. Os cremes que compro aqui em torno de R$200,00, lá comprei por 26 euros.
DICA: comprei uma marca que ainda não vi por aqui, chamada darphin, é um pouco mais cara, mas achei sensacional. Esse ano só vou trazer dessa marca. Vichy,é coisa de pobre (viram como estou metida?)
E NUTELA?? Alguém gosta? Aqui quase não compro porque é muito caro, lá comprei potes de 1kg por 5 euros.
Passeei muito em Paris, mas não deu tempo de ir a Vesalhes nem a nenhuma praia francesa. Esse ano volto para completar o roteiro.
Depois de me divertir muito e gastar pouco em Paris, rumei para Genebra.
Tinha 500 francos suiços, era minha cota para os 6 dias.Gastei 300 em relógios (comprei 6), já que não podia ir a Suiça e não ter um relógio suiço, né?
Com meus 200 francos, deu para passear bastante, mas no modo econômico.
Do aeroporto, peguei um ônibus que me deixou na porta do hotel , 3 francos e 50 centavos, só que não pagamos no ônibus como em Paris, pagamos na máquina, que só aceita moedas ou cartão. Como não tinha moedas tive que pagar no cartão de crédito.
Quando subi no ônibus já fiquei impressionada, pois ninguém recolhe o bilhete, você fica com ele guardado para uma eventual fiscalização.
Outra coisa boa em Genebra é que turista não paga passagem dentro da cidade. No hotel eles dão um cartão para você apresentar em caso de fiscalização.
Que cidade é essa??? Nunca imaginei que pudesse existir algo igual, muito limpa, as pessoas muito educadas, embora formais ( os parisienses são muito mais receptivos ) e a honestidade? Não dá para acreditar!!!

As passagens são pagas em máquinas ( ninguém deixa de comprar o seu ticket), animais pagam meia e até eles têm educação, vão sentados no colo do dono, sem latir, nem levantar a patinha pra fazer xixi.
As máquinas de jornais ficam abertas e a máquina de pagar ao lado ( não é que nem aqui que se não pagar não abre).
Conversei com algumas pessoas que me explicaram que se a fiscalização pegar qualquer tentativa de burlar as regras, são multados em 80 francos.
Não tem mendigos nem batedores de carteira, me senti Luciene no País das Maravilhas.
Como não pagava passagem, passeei por toda a cidade, pegava um ônibus, descia num lugar que achava bonito, depois pegava outro e assim, conheci toda a cidade.
Genebra gira em torno do lago (MARAVILHOSO), lá acontece tudo: corridas, shows, pic-nic, é o point. É limpíssimo, ninguém joga absolutamente nada no lago. As águas são transparentes e cheias de cisnes.
Há uma área reservada para tomar banho e aí não resisti: fui fazer meu tão sonhado topless, O problema não foi fazer, foi pedir para fotografarem pra mim, senão minhas amigas não iam acreditar, precisava provar!!
DICA: Quando for fotografar de topless, levante os braços, os seios ficam uma beleza de durinhos!!!!
A comida lá é muito cara, não comi em restaurantes, comia em barracas, que mesmo sendo caras, era muito menos que no restaurante.
Mas tive que tirar uma onda de bacana, entrei na loja da Prada ( não comprei nada, claro) e tomei um sorvete super chique, caro para caramba, 14 francos, mas vinha em uma taça maravilhosa, com o sorvete, o chantilly, pêssego, morango e uma calda desenhada no prato.
Quem for a Paris, não deixe de ir a Genebra. Fui de avião, a passagem custou um pouco mais de R$100,00 e leva meia hora. Se for, com certeza não vai se arrepender, é deslumbrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou esperando os comentários, críticas e sugestões. Fiquem a vontade. Agradeço a cooperação