quarta-feira, 25 de março de 2015

Roma

Hoje vamos falar um pouquinho de Roma...

No aeroporto peguei o ônibus sit, custa 6 euros e vai até o Vaticano. De lá para o meu hotel fui a pé, em torno de 20 minutos, que ficava na via Cipro.
Fiquei 4 dias em Roma, foi pouco, mas também a grana já estava bem curta, não dava pra fazer grandes passeios.
Paguei 200 euros pelos 4 dias e o hotel era ótimo, quarto grande, com ar, tv, geladeira e banheiro. Tinha até uma varanda.Na verdade, era um prédio residencial, e o 1º andar era o hotel.
Fiquei impressionada com a quantidade de camelôs em Roma, tanto ou mais do que no Rio.
Para quem tinha vindo de Paris e Genebra, achei Roma bagunçada, com lixo nas ruas, pessoas não muito gentis e carros parando em locais proibidos.
O hotel era muito próximo do Museu do Vaticano, 10 minutos a pé, com todo comércio, ônibus e metrô.
Deixei para ir ao Vaticano no domingo, que para minha sorte, era o último do mês, que é GRÁTIS. Fora isso, custa 16 euros sem guia e 32 com.
Mas é luxuosíssimo, é impressionante ver tanta obra de arte, a riqueza de detalhes,o luxo e a magnitude. É até difícil de explicar com palavras, nunca vi nada tão luxuoso na minha vida.
Em contrapartida, você sai e vê muitos pedintes, as mulheres ficam sentadas com a cabeça coberta com um lenço, totalmente encostada no chão, numa posição de total deferência. É deprimente.
A Basílica de São Pedro é FABULOSA, sem palavras para descrever, só mesmo vendo para entender. E o melhor, a entrada é GRATUITA.

DICA: Não vá de bermuda curta nem com camisetas com ombro de fora, eles não permitem a entrada, e aí, você tem que correr e comprar um lenço a 6 euros no camelô para poder entrar. Mas vale a pena encarar a fila e o calor de 40 graus ( fui em julho), pois é deslumbrante.
A Fontana de Tevi é linda e GRÁTIS, mas quando fui, estava desligada, pois estavam fazendo manutenção. Mesmo assim, joguei minha moedinha e fiz o pedido. Ainda não aconteceu. Será que é porque estava seca??? Vou tentar esse ano novamente.
Como sou bem espertinha, na minha volta desse ano, vou pegar um voo que faz conexão de 12 horas em Roma, ou seja, vou correr para fazer umas comprinhas básicas nos camelôs e vê se consigo ver a fonte funcionando.
O Coliseu é um espetáculo, aliás, em termo de monumentos, Roma é imbatível. A entrada custa 12 euros, mas vale a pena pagar.
O Pantheon é gratuito e também é maravilhoso.
Os preços em Roma são fabulosos: os camelôs nos tiram do sério, sandálias maravilhosas a 8, 10 euros. Vocês não vão acreditar, mas comprei uma calça MARAVILHOSA preta acetinada alinhadíssima, por 0,50. Tem que caçar nas bancas, pois eles juntam tudo e você tem que ter tempo e paciência, mas compra coisas ótimas a preços formidáveis.
Nas lojas, lógico que não nas de grifes, se compra roupas boas por ótimos preços, não sei se é sempre assim, ou se é porque fui na época da liquidação de verão.
Mas o melhor de tudo em Roma é o sorvete. Gente, o que é o GELATO????
O sorvete francês é muito bom, mas igual ao italiano não existe. E o melhor, custa entre 1 e 2 euros somente.
Se forem a Itália, experimentem o de cereja, acho que nunca comi nada melhor. Nem homem é tão bom quanto o sorvete de cereja!!!
A comida também é barata, mas confesso que fiquei meio desapontada, esperava mais da pizza e do macarrão de lá. Não sei se é costume, mas gosto mais dos daqui.
A paquera corre solta, como em Paris, só que lá os homens perguntam se você é travesti, porque eles acham que mulher brasileira e bonita na Itália é homem, pode isso? Confesso que nunca fui confundida com um travesti e achei engraçado demais, porque nem de longe pareço um homem.
No meu diário de Paris 1: Europa sem censura ou como se alimentar na Europa sem gastar um tostão e ainda se sentir poderosa ( site da amazon e saraiva) conto detalhes hilários dessas e outras passagens.
Amanhã falaremos um pouquinho de Veneza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou esperando os comentários, críticas e sugestões. Fiquem a vontade. Agradeço a cooperação